Conheça 05 medidas de segurança do trabalho que mudarão sua empresa em 2022
Início do ano é o momento ideal para realizar o planejamento e organizar as ações de segurança do trabalho da sua empresa.
Investir em segurança do trabalho reduz os riscos de acidentes e doenças do trabalho, promove o bem-estar que impacta no clima organizacional da sua empresa, proporcionando motivação e mais produtividade, além de reduzir custos com absenteísmo e multas trabalhistas.
Por isso separamos 05 medidas importantes que contribuirão com a segurança do trabalho da sua empresa. Confira!
1. Criar a CIPA
A CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes estabelece um conjunto de dispositivos que contribuem para a prevenção e redução dos riscos de acidentes de trabalho, atuando na conscientização dos funcionários e fiscalizando o cumprimento das regras de segurança.
O principal objetivo da CIPA é a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.
Regulamentada pela NR-5, é exigida em todas as empresas privadas, públicas, sociedades de economia mista, órgãos da administração direta e indireta, instituições beneficentes, associações recreativas, cooperativas, bem como outras instituições que admitam trabalhadores como empregados.
Saiba como implementar a CIPA na sua empresa!
2. Realizar anualmente a SIPAT
SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho é um evento de prevenção, tanto de acidentes do trabalho quanto de doenças ocupacionais. É uma excelente oportunidade que a empresa tem de reforçar todo o trabalho de SST já realizado ao longo do ano.
A SIPAT tem como objetivo orientar e conscientizar os funcionários sobre as principais regras e ações de segurança que são necessárias para tornar a atividade e o ambiente corporativo mais seguros e saudáveis.
Veja como realizar a semana da SIPAT na sua empresa.
3. Realizar treinamento de primeiros socorros
Acidentes estão sujeitos a acontecer em qualquer ambiente de trabalho, e ter um profissional treinado para aplicar os primeiros socorros é fundamental.
Uma exigência do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) desconhecida pela maioria dos empregadores é a obrigatoriedade do treinamento de primeiros socorros, atendendo ao Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) no ambiente de trabalho.
Kit de Primeiros Socorros. Saiba mais sobre sua obrigatoriedade.
4. Fornecer EPIs para seus funcionários
EPI – Equipamento de Proteção Individual é todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, na execução da sua atividade laboral.
Os EPIs tem como objetivo proteger o empregado dos riscos existentes no ambiente de trabalho, que ameaçam a sua saúde e segurança, evitando ou reduzindo possíveis acidentes de trabalho.
É de responsabilidade do empregador fornecer os EPIs bem como orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado, guarda e conservação; exigir e fiscalizar o uso dos mesmos.
O empregador que não fornecer os Equipamentos de Proteção Individual necessários para seus trabalhadores, estará sujeito a receber penalidades aplicadas pelo Ministério do Trabalho e do Emprego, decorrentes da NR 28 — fiscalização e penalidades.
Saiba como gerir os EPIs de forma eficaz para evitar penalidades na sua empresa.
5. Realizar Análise Ergonômica do Trabalho (AET) no seu ambiente de trabalho
Também conhecida como parecer ergonômico ou laudo ergonômico, a Análise Ergonômica do Trabalho – AET é um documento que avalia os riscos ergonômicos presentes em equipamentos, postos de trabalho e na execução da atividade profissional, aos quais os trabalhadores estão expostos.
A AET faz um levantamento dos riscos, físicos e emocionais, relacionados por exemplo à má postura, à falta de iluminação, ventilação insuficiente ou equipamentos com tamanhos inadequados, com o objetivo de definir ações para minimizá-los ou até mesmo mitigá-los.
Veja quais empresas precisam realizar a AET.
Se você possui uma empresa e não sabe quais programas e medidas de segurança são obrigatórias por lei, solicite ajuda de uma consultoria especializada em segurança do trabalho e realize o levantamento de todas as exigências do seu segmento.
Com uma orientação profissional você poderá programar todas as ações de segurança do trabalho e tornar sua empresa mais produtiva em 2022.