e-Social: 15 dicas para preencher o sistema de forma correta e evitar multas
A ideia do e-Social é unificar e simplificar as informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais dos empregadores em um único banco de dados. No entanto, muitas empresas ainda têm dificuldades em gerenciar as informações exigidas pelo sistema. Pensando nisso, separamos 15 dicas para preencher o eSocial da maneira certa.
Veja!
1. Faça um planejamento prévio
Organize-se e faça um planejamento prévio, identificando quais informações serão necessárias e quais prazos deverão ser cumpridos.
2. Confira tudo antes de enviar
Antes de enviar os dados para o eSocial, confira se todos estão preenchidos corretamente.
3. Conheça o seu negócio
É importante conhecer bem as atividades da empresa para completar todos os campos da plataforma de acordo com as necessidades específicas do negócio e com a legislação vigente.
4. Atente-se aos prazos
O eSocial possui prazos para o envio das informações. Esteja em dia com suas obrigações trabalhistas e fiscais. Isso é fundamental para evitar penalidades. Não deixe para a última hora!
5. Capacite sua equipe
Treine a equipe que será responsável pelo preenchimento das informações no eSocial, evitando erros.
A capacitação pode ser feita por meio de treinamentos ou cursos.
6. Utilize a ferramenta certa
Existem softwares que facilitam o preenchimento do eSocial. Vale a pena investir em tecnologia, utilizando um sistema integrado de gestão para agilizar o processo e garantir a veracidade dos dados.
E tem mais dicas para preencher o eSocial…
Evite multas e outras penalidades de SST com essas dicas
7. Valide os dados
Antes de enviar as informações para o eSocial, faça a validação delas para evitar erros e inconsistências.
8. Esteja atento às particularidades
Conheça as particularidades do eSocial para empresas de diferentes setores. O que é regra para uma pode não ser para outra.
9. Mantenha um histórico
Mantenha um arquivo das informações enviadas ao eSocial para facilitar sua conferência. Caso haja necessidade de correção, sua empresa estará resguardada.
10. Verifique se há informações duplicadas
Evite enviar informações duplicadas e verifique se os dados estão sendo atualizados corretamente.
11. Conheça as regras do eSocial
É fundamental que a sua empresa conheça as regras do eSocial para evitar inadequações. Isso inclui a programação quanto aos prazos e aos layouts de arquivos exigidos pelo sistema.
12. Acompanhe as mudanças
Esteja sempre atento às mudanças nas regras do eSocial e mantenha-se atualizado sobre as novas obrigações, pois desse alinhamento depende o envio correto das informações.
13. Fique de olho nas principais obrigações
Preste atenção em especial aos seguintes pontos: informe de admissões e registre novos funcionários; comunicação de férias dos colaboradores; atualização constante do cadastro dos funcionários; registro de todos os acidentes de trabalho; riscos da profissão; monitoramento da saúde dos trabalhadores; registro dos afastamentos; e envio do Atestado de Saúde Ocupacional (ASO).
14. Verifique se sua empresa está em conformidade com os eventos SST
Há basicamente três tipos de eventos SST a serem enviados no eSocial. São eles: Comunicação de Acidente de Trabalho (S-2210); Monitoramento da Saúde do Trabalhador (S-2220); e Condições Ambientais do Trabalho (S-2240).
15. Consulte um especialista
Em caso de dúvidas, consulte um especialista em eSocial.
Conte com profissionais capacitados
Manter o sistema atualizado pode parecer complicado no primeiro momento, mas seguindo essas dicas para preencher o eSocial você estará mais preparado para enviar as informações, evitando problemas com a fiscalização.
A SELF Engenharia conta com um time qualificado para deixar sua empresa sempre em dia em relação aos programas de segurança do trabalho, realizando assessoria especializada, laudos técnicos diversos, cursos e treinamentos. Conheça!
Quanto à saúde ocupacional, a SOLUT oferece soluções para empresas dos mais variados portes e segmentos, tais como exames laboratoriais, com atendimento total às exigências legais.
Mantenha sua empresa em dia com as obrigações trabalhistas, previdenciárias e fiscais. Ganhe mais eficiência e reduza custos com a gestão consistente do eSocial.