10 dicas preciosas para evitar acidentes de trabalho e aumentar a segurança ocupacional na sua empresa
Prevenção é a melhor saída quando falamos em acidentes de trabalho, por isso confira essas dicas preciosas de como reduzir os riscos na sua empresa.
Todos os dias milhares de trabalhadores, de diferentes segmentos, são vítimas de acidentes de trabalho, os quais são causados por diferentes motivos, que vão desde a falta de cuidado e preparo do empregado, como pela negligência do empregador, referente às normas de segurança do trabalho.
Pode-se entender como acidente de trabalho uma ocorrência decorrente do exercício do trabalho, que acontece de maneira inesperada ou não, que interfere ou interrompe a atividade de trabalho, causando lesões, morte, perda ou redução da capacidade de trabalho.
Além dos danos físicos, os acidentes de trabalho impactam negativamente na produtividade do seu negócio, causando prejuízos financeiros e perda de competitividade no mercado.
Independentemente de qual seja seu segmento de trabalho, confira nossas dicas de como prevenir os ricos de acidentes e reforçar a segurança e bem-estar da sua equipe. Vamos lá?
1. Fornecer EPI para os funcionários
É obrigação de todo empregador fornecer, sem custo algum a seus funcionários, os equipamentos de segurança, também conhecido como Equipamento de Proteção Individual (EPI), adequados para cada função, e repor de imediato quando danificados.
2. Exigir e fiscalizar o uso dos EPIs
Além de fornecer gratuitamente os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), o empregador também é obrigado a instruir e treinar seus funcionários quanto ao uso adequado do equipamento, além de fiscalizar, exigir o uso e repor os EPIs quando forem danificados.
3. Realizar treinamento
Muitos acidentes de trabalho ocorrem por falta de cuidado e informação dos funcionários sobre os riscos de sua função. Por isso, realizar treinamentos, promover palestras e campanhas sobre segurança do trabalho é a melhor forma de prevenir acidentes na sua empresa.
4. Mantenha o ambiente limpo e organizado
Muitos acidentes do trabalho são ocasionados por falta de organização e limpeza do ambiente. Um equipamento ou ferramenta deixados em qualquer lugar ou mesmo uma goteira ou vazamento são potenciais causadores de acidentes.
5. Investir em equipamentos de combate a incêndio
A proteção contra incêndios é uma das Normas Regulamentadoras de segurança e saúde no trabalho previstas no art. 200 da CLT. que dispõe, especificamente no inciso IV, as medidas preventivas adequadas que vão desde equipamentos de combate ao fogo como extintores, sinais sonoros, saídas de emergência, até treinamento da equipe sobre Brigada de Incêndio.
6. Sinalizar as áreas de riscos, saídas de emergências e equipamentos de segurança
As placas, luzes e faixas de sinalização são formas eficientes de orientar os trabalhadores sobre os riscos existentes no ambiente de trabalho, e também de informar o uso correto de certos equipamentos e procedimentos.
7. Comunicar qualquer incidente
Um incidente é a ocorrência de um fato com potencial para causar um acidente de trabalho, mas que não resultou em nenhum dano para o empregado ou empregador e que não interferiu na rotina de trabalho. Por isso, qualquer incidente deve ser reportado ao superior ou responsável por segurança, para que possam ser adotadas as medidas de segurança necessárias para que não se repitam ou que não virem um acidente.
Saiba a diferença entre acidente e incidente.
8. Crie um manual de segurança do trabalho
A criação de um manual com as políticas de segurança do trabalho específicas da sua empresa é uma das medidas necessárias para evitar acidentes. Nesse manual devem constar todas as regras de segurança estabelecidas para empresa, com uma linguagem clara e de fácil entendimento a todos os funcionários.
9. Criar uma CIPA
A CIPA é uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, e tem a finalidade de informar e conscientizar os trabalhadores a respeito das Normas Regulamentadoras (NR) de segurança e saúde no ambiente de trabalho. Ou seja, o principal objetivo dessa comissão é estudar o ambiente de trabalho para identificar os possíveis riscos de acidentes para promover ações preventivas.
10. Contratar uma assessoria de segurança para receber as orientações adequadas
Se você possui uma empresa e não sabe quais as normas, programas e treinamentos de segurança e saúde do trabalho são exigidos para sua atividade, o mais indicado é procurar uma consultoria especializada no assunto. Assim você reduz os prejuízos, evita penalidades e problemas de fiscalização trabalhista no seu negócio.
Agora que você já conferiu 10 dicas preciosas para evitar acidentes de trabalho fica fácil entender porque investir em segurança do trabalho não é custo. Mais segurança significa menos riscos, menos custos e mais motivação e produtividade da equipe.
Investir em segurança também impacta positivamente na imagem da sua empresa, aumentando sua competitividade no mercado.
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