Assessoria de segurança do trabalho: importância, atuação e quando contratar; pandemia aumenta urgência.
Desde 2012, o Brasil acumula mais de 5,4 milhões de notificações de acidentes de trabalhadores com carteira assinada, o que representa um registro a cada 49 segundos. Este já é um bom motivo para contratar uma assessoria de segurança do trabalho, concorda? Veja mais nos próximos parágrafos.
Os números acima são da Plataforma SmartLab, do Ministério Público do Trabalho (MPT) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT) Brasil. Somados a eles, é preciso destacar a relevância da segurança do trabalho nesta pandemia, cuja crise econômica e sanitária acentua a existência de diferentes realidades.
Isto é, temos profissionais em home office e outros atuando presencialmente. Em ambos os contextos, a saúde e a segurança têm agora ainda mais pertinência, com ações de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus.
Lembrando que o Ministério da Saúde publicou uma portaria no Diário Oficial da União atualizando a Lista de Doenças Relacionadas ao Trabalho (LDRT), e a exposição ao causador da covid-19 passou a fazer parte dela como um agente ou fator de risco.
O que é uma Assessoria de Segurança do Trabalho
Uma assessoria de segurança do trabalho é um serviço especializado composto por equipe multidisciplinar. São engenheiros de segurança do trabalho, técnicos de segurança do trabalho, médicos e enfermeiros em medicina ocupacional que compõem o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT).
Para que serve uma Assessoria em Segurança do Trabalho?
A consultoria de segurança do trabalho tem como objetivo orientar as empresas na adequação às leis trabalhistas, e no cumprimento das normas de segurança do trabalho vigentes, prevenindo acidentes e doenças que prejudicam os funcionários e que interferem na rotina de trabalho, além de impedir que a organização sofra penalidades.
A consultoria de segurança do trabalho tem como principal função garantir a integridade física e psicológica dos funcionários dentro do ambiente de trabalho, diagnosticando e prevenindo sobre os riscos existentes a sua saúde e segurança na execução da atividade laboral.
Quais medidas são implementadas
As ações implementadas pela consultoria são de caráter preventivo com medidas técnicas, administrativas e educativas, que envolvem todos os setores da organização.
Dentre as principais ações estão:
- Treinamento sobre as normas regulamentadoras, primeiros socorros e CIPA;
- Implementação da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes);
- Elaboração de programas de segurança e saúde ocupacional como: PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais); PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional); PCMAT (Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho);
- Elaboração da LTCAT (Laudo Técnico das condições do ambiente de trabalho)
- Integração com o e-Social;
- Realização de auditorias.
Benefícios de se investir em Segurança do Trabalho
Os investimentos em uma Consultoria de Segurança do Trabalho proporcionam um ambiente mais motivador e seguro, resultando em inúmeros benefícios para sua empresa, como:
- Previne e reduz acidentes e doenças ocupacionais;
- Promove o bem-estar físico e mental da equipe de trabalho;
- Aumento da produtividade e lucratividade;
- Redução dos custos decorrentes de paralizações e afastamentos;
- Eliminação de multas e processos trabalhistas;
- Aumento da credibilidade e competitividade corporativa;
- Valorização da sua marca no mercado.
Quando contratar uma assessoria especializada
Muitas organizações entendem a importância da segurança do trabalho para seu crescimento e criam dentro delas um setor próprio para isso. Enquanto outras otimizam o processo por meio de uma assessoria de segurança do trabalho, pois é obrigação de todo empregador providenciar um ambiente laboral seguro.
A consultoria de segurança do trabalho auxilia em todas as etapas, identificando as ameaças, planejando ações preventivas e mantendo os times preparados. Resultado: danos e prejuízos causados por acidentes caem significativamente.
Ela permite que as empresas assegurem o direito à saúde e à segurança no trabalho, que está no rol de direitos sociais da Constituição da República: “São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social: redução dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de saúde, higiene e segurança” (artigo 7º, inciso XXII).
Assessoria de segurança do trabalho e pandemia
Os desafios para governantes, empregadores e trabalhadores aumentaram no campo da segurança do trabalho devido à pandemia. Tanto é que o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, 28 de abril, neste ano é focado na luta contra o surto de doenças infecciosas, especialmente a covid-19. E tem mais…
Recentemente, o Ministério da Saúde publicou portaria no Diário Oficial da União com a versão atualizada da Lista de Doenças Relacionadas ao Trabalho (LDRT). A exposição ao novo coronavírus passou a fazer parte dela como um agente ou fator de risco.
A nova realidade também deu ao Programa Trabalho Seguro o tema para o biênio 2020-2022: “Construção do trabalho seguro e decente em tempos de crise: prevenção de acidentes e de doenças ocupacionais”.
Já a Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT) divulgou a Recomendação ANAMT Nº 002/2020 , com o título“Conduta Emergencial de Exceção Enquanto Durar a Epidemia da Covid-19”. Seu conteúdo inclui informações essenciais para os médicos do trabalho; exames ocupacionais e determinação de restrições.
É obrigação de todo empregador promover um ambiente laboral seguro.
Uma consultoria de segurança do trabalho vai te auxiliar em cada etapa do processo, identificando os riscos, planejando as ações preventivas e mantendo a equipe preparada.
Se você acha que investir em uma Consultoria de Segurança do Trabalho é muito caro, é porque não experimentou os danos e prejuízos causados por um acidente.
Faça da sua empresa um ambiente seguro!
Converse com a nossa equipe de consultores especialistas em segurança do trabalho e saiba mais.