Saiba o que é, como funciona e como organizar uma SIPAT na sua empresa.
Você que é empresário e quer tornar seu ambiente de trabalho mais seguro, além deixar sua empresa de acordo com as leis, saiba abaixo como a SIPAT pode reforçar o programa de segurança no trabalho entre seus colaboradores.
O que é SIPAT?
SIPAT é a abreviatura de Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho.
A SIPAT é um evento de prevenção, tanto de acidentes do trabalho quanto de doenças ocupacionais. É uma excelente oportunidade que a empresa tem de reforçar todo o trabalho de SST já realizado ao longo do ano.
Qual o objetivo da SIPAT?
A SIPAT tem como objetivo orientar e conscientizar os funcionários sobre as principais regras e ações de segurança que são necessárias para tornar a atividade e o ambiente corporativo mais seguro e saudável.
Quem precisa realizar a SIPAT?
A SIPAT é uma das obrigatoriedades da CIPA (Comissão Internas de Prevenção de Acidentes). Segundo a NR-5, item 5.16 em Atribuições da CIPA, determina que: “promover, anualmente, em conjunto com o SESMT, onde houver, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho – SIPAT”.
A NR 5 diz que, deve constituir CIPA a empresa que tem empregados regidos pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).
Como funciona a SIPAT?
A SIPAT deve ser realizada, obrigatoriamente, uma vez por ano, durante uma semana, quando serão promovidas palestras e atividades direcionadas à prevenção de acidentes e de doenças ocupacionais.
Como organizar uma SITAP?
Para organizar uma SIPAT é necessário, antes de mais nada, programação e planejamento, para que as ações propostas tenham efetividade e tragam benefícios para sua empresa e equipe de trabalho.
Veja algumas dicas!
Dica 01: Como a SIPAT é um evento que deve ocorrer todo ano, é válido determinar um mês fixo para sua realização.
Dica 02: Escolher os membros da equipe organizadora. Geralmente são membros do RH ou do setor de Segurança do Trabalho.
Dica 03: Realizar a divisão das tarefas. Definir os responsáveis pela coordenação, divulgação da campanha, contratações, entre outros.
Dica 04: Definir calendário da semana. Determinar quais palestra serão abordadas, como Treinamento de Primeiros Socorros, e quais atividades serão promovidas, como gincanas por exemplo, e distribuir as ações ao longo da semana.
Dica 05: Registrar a SIPAT. Como é uma ação obrigatório da CIPA, é importante registrar as reuniões, presença nas palestras e atividade que ocorreram durante a SIPAT, para que se comprove sua realização.
Agora que você já sabe a importância da SIPAT e como organizar, é hora de pôr a mão na massa.
Separamos alguns conteúdos que podem te ajudar na construção de temas a serem abordados na SIPAT.
Treinamento de Primeiros Socorros