De quem é a responsabilidade pela manutenção predial?

Engenharia Civil    04/07/2019 às 11:06

Veja a quem recorrer caso as manutenções prediais do seu condomínio não estejam sendo realizadas de forma adequada e com a periodicidade requerida.

 

A manutenção predial de um fator determinante para segurança patrimonial e valorização de condomínios e empreendimentos.

E mesmo sendo de conhecimento de todos, a manutenção predial preventiva continua sendo negligenciada, elevando os custos de manutenção corretiva, aumentando os riscos de acidentes, reduzindo a vida útil de equipamentos e da própria estrutura física.

 

Mas de quem é a responsabilidade pela manutenção predial?

A manutenção predial é uma das responsabilidades do síndico!

Conforme definição do Código Civil – Art. 1.348, o síndico deve guardar as partes comuns do prédio e zelar pela prestação dos serviços de interesse dos condôminos.

A manutenção predial é certamente uma das principais atribuições de um síndico, pois as falhas nesse quesito geram consequências para todos os moradores e usuários, podendo o síndico responder civil e criminalmente pelo que acontece no condomínio.

Além da gestão das atividades de manutenção predial, o síndico também é responsável pela contratação de profissionais e empresas prestadoras de serviço.

 

O que acontece quando o síndico não tem competência para gerir a manutenção predial?

Caso o síndico não tenha competência para gerir a manutenção predial, com falta ou falhas na manutenção, é facultativo aos condôminos a destituição do síndico de seu cargo.

 

Norma ABNT sobre manutenção predial

A NBR 5674 – Manutenção de Edificações, estabelece os requisitos para a gestão do sistema de manutenção predial das edificações. Com o objetivo de evitar

Essa norma da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) basicamente define os itens a serem cumpridos para a uma boa gestão de manutenção predial, com o objetivo de preservar e evitar a queda de desempenho dos equipamentos, componentes e estrutura.

 

O que fazer para otimizar a manutenção predial?

Caso o síndico não queira se responsabilizar pela manutenção predial do seu condomínio, a gestão da manutenção poderá ser delegada a uma empresa ou profissional especializado no assunto.

O contratado será responsável sobre a manutenção preventiva, preditiva e corretiva do condomínio, além de assessorar o condomínio nas questões e decisões pertinentes ao tema.

Antes de iniciar seu plano de manutenção predial é necessário realizar uma Inspeção Predial na edificação.

Na inspeção predial é realizada uma avaliação técnica, que identifica e analisa desde pequenas avarias até situações mais críticas.

A inspeção predial servirá como base para o desenvolvimento do plano de manutenção predial do seu condomínio ou empreendimento.

Ele deve ser realizado por um engenheiro, arquiteto ou empresa especializada em serviços de manutenção predial.

 

Confira alguns benefícios que seu condomínio terá com uma manutenção predial eficiente.

Antes de iniciar uma obra ou um projeto de engenharia, entenda a diferença entre um profissional legalmente habilitado do profissional qualificado.






Localização