Antes de iniciar uma obra ou um projeto de engenharia, entenda a diferença entre um profissional legalmente habilitado do profissional qualificado.
Se você é responsável por gerir um condomínio ou está à frente de um projeto de engenharia ou arquitetura (construção, obra ou reforma), é importante saber a diferença entre habilitação técnica e qualificação técnica antes de realizar a contratação de profissionais e mão de obra.
Confira!
Habilitação Técnica
A habilitação técnica é dada pela formação profissional como: engenheiro, arquiteto, etc.
Ou seja, um profissional legalmente habilitado é aquele que possui atribuição profissional, e deve estar devidamente registrado no CREA – Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia e em dia com as suas obrigações.
Qualificação Técnica
A qualificação técnica é dada pela formação profissional aliada a experiência de prática em determinado assunto.
Ou seja, um profissional qualificado é aquele que possui o conhecimento (capacitação teórica) e prática da atividade (experiência) para executar determinado trabalho.
Habilitação Técnica X Qualificação Técnica
Vejamos a seguinte questão. Um profissional engenheiro que exerce durante anos trabalhos administrativos está qualificado para executar um projeto?
Não! Pois um profissional pode ser habilitado para executar diversas atividades para a qual não está qualificado.
Nesse caso, o melhor é procurar um profissional qualificado que poderá garantir a qualidade do serviço prestado sem fugir das prescrições normativas, buscando a melhor relação de custo x benefício.
Você pode consultar a qualificação desses profissionais através de um recurso disponível nos CREAs chamado de Acervo Técnico e do CRQ (certidão de registro e quitação).
O Acervo Técnico do profissional é toda a experiência por ele adquirida ao longo de sua vida profissional, compatível com as suas atribuições, desde que registrada a respectiva responsabilidade técnica – ART, nos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia, conforme o Art. 47 da Resolução n° 1025/09 do Confea. É obtido por meio de Certidão de Acervo Técnico – CAT.
Veja também!
Como reduzir custos do seu condomínio através da manutenção predial.