Inspeção de Fachadas. A importância de realizá-la periodicamente.

Engenharia Civil    20/02/2019 às 23:02

Descubra qual o prazo para realização de inspeção de fachada do seu empreendimento e a importância de mantê-la em dia.

As fachadas dizem muito sobre um imóvel, seja ele residencial ou corporativo.

É através dela que é gerada a primeira impressão sobre os proprietários ou a marca. Por isso merecem uma atenção especial.

Além do desgaste natural do tempo, como: sol, chuva, etc., existem as ações degradantes do homem, como as pichações, por exemplo, e até mesmo a existência de vícios construtivos que resultam em infiltrações e acabam comprometendo a estrutura e a estética de uma fachada.

Para evitar surgimento de problemas mais graves é recomendado a realização de inspeções nas fachadas. Essa inspeção está inclusa dentro da programação da Inspeção predial descrita como sistema de revestimento externo.

O laudo de inspeção de fachada resultará em um documento onde serão apontadas todas as ações corretivas e preventivas necessárias para evitar prejuízos aos proprietários e condomínio.

 

Qual o prazo para realizar Inspeção de fachadas?

A inspeção de fachada deve ser realizada anualmente, ou seguir prazo específico estipulado no manual de manutenção predial da edificação.

A inspeção deve seguir as normas da ABNT NBR 5.674 – Manutenção de edificações – Requisitos para o sistema de gestão de manutenção.

 

Benefícios da inspeção de fachadas

Fachadas atraentes valorizam os imóveis em até 20%. A aparência dos edifícios é um dos fatores importantes na hora da avaliação imobiliária.

O bom estado de conservação de uma fachada pode elevar o preço do imóvel e criar um diferencial competitivo entre edifícios semelhantes.

Outra vantagem de manter a inspeção de fachadas em dia é a segurança dos moradores e usuários, além da redução dos custos de manutenção, com uma menor necessidade de reparos futuros.

 

Manutenção de fachadas

A manutenção preventiva é uma forma de reduzir os custos e evitar surpresas indesejáveis. Confira algumas dicas de como realizar a manutenção da fachada do seu empreendimento ou condomínio:

  • Mantenha a impermeabilização em dia.

Com a ação do tempo a impermeabilização vai se deteriorando fazendo surgir focos de infiltrações e vazamentos. Verifique periodicamente

  • A limpeza tem que ser programada.

Verifique quais os tipos de revestimentos utilizados na fachada, para que se faça a limpeza e manutenção com os produtos indicados para cada material.

  • Verificar fissuras e rachaduras.

Com o tempo as fachadas podem apresentar fissuras e rachaduras que se não forem tratadas corretamente podem vir a causar avarias na estrutura da edificação. É importante identificar a origem dessas falhas e programar as atividades de correção dentro do plano de manutenção predial.

  • Contratar empresas especializadas.

Escolhas empresas especialistas em manutenção de fachadas que ofereçam mais agilidade e mobilidade nos trabalhos em altura. Verifique se a empresa tem garantias reais para dar, visto que problemas podem surgir caso a manutenção não seja realizada corretamente.

 

Pensando em fazer reformas no seu apartamento? Fique Atento!

Conheça as regas para alteração de fachada de condomínio e evite transtornos com o seu síndico.






Localização