Confira nossas dicas e fique longe dos incômodos e prejuízos causados pelas infiltrações.
Se você notou o surgimento de manchas nas paredes e teto, pintura descascando ou revestimento soltando, cuidado! Esses são sinais claros de que sua casa ou apartamento estão com infiltrações.
Além de afetar esteticamente paredes, tetos e piso, as infiltrações podem trazer sérios riscos a estrutura do empreendimento e custos não planejados.
Para evitar esses transtornos e prejuízos, separamos 05 dicas que te ajudarão a manter as infiltrações bem longe. Confira!
Dica 01: Faça uma inspeção nos principais focos de infiltração
Verifique as calhas, telhado, laje, pisos e fachadas para localizar possíveis falhas que possam resultar em infiltrações. Caso localize algum foco de infiltração aja rapidamente.
Dica 02: Faça a vedação de portas e janelas
Vede todas as portas e janelas que dão acesso a áreas externas, como varandas, isso evitará infiltrações ao redor de esquadrias de alumínio ou madeira.
Para esse procedimento são utilizados vários produtos como argamassa, silicone ou espuma de poliuretano. Consulte um especialista e veja qual desses é o ideal para seu caso.
Dica 03: Realize a manutenção e limpeza das calhas
As calhas protegem as paredes externas, evitam o apodrecimento dos beirais, rachaduras e formação de manchas, por isso mantê-las em perfeito funcionamento ajuda e evitar infiltrações provenientes das chuvas.
Dica 04: Invista em uma impermeabilização
A impermeabilização pode ser realizada em lajes, tetos, paredes e pisos e se aplicada de forma correta evita infiltrações e corrosão de armaduras.
O mercado oferece diversos materiais com custos e aplicabilidades diferenciados, que vão desde a manta asfáltica aos aditivos para argamassa. Consultar um profissional ou empresa é a forma mais segura de realizar uma impermeabilização, evitando transtornos e custos futuros.
Dica 05: Realize manutenção periodicamente
Por mais que os problemas tenham sido resolvidos, os imóveis estão sujeitos às infiltrações durante toda vida. Por isso, realizar manutenção periodicamente é a melhor forma de evitar o surgimento de falhas mais graves.
Riscos à saúde causados pelas infiltrações
Além dos riscos a estrutura a presença de umidade nas paredes e teto favorecem o surgimento de mofo e a proliferação de bolor, um tipo de fungo que pode causar doenças, provocar alergias e outros incômodos.
Esses microrganismos se instalam no ambiente mofado desencadeando doenças, sobretudo respiratórias como: asma, bronquite, rinite, além de alergias e doenças dermatológicas.
Para acabar de vez com esses transtornos, o ideal é realizar os consertos de forma eficaz na época seca.
Utilize bons materiais e mão de obra especializada. Assim você garante que os problemas de infiltrações não retornem nas próximas chuvas.