O PMOC, manutenção e limpeza do ar-condicionado, agora é obrigatório por lei.

Segurança do Trabalho    25/04/2019 às 18:46

Saiba o que é, qual a obrigatoriedade, benefícios e responsabilidades legais na aplicação do PMOC.

 

No dia 04 de janeiro deste ano, foi sanciona a Lei 13.589/2018 que tornou obrigatório a implementação do PMOC (Plano de Manutenção, Operação e Controle), já exigida pela Portaria 3523 do Ministério da Saúde e também pela lei municipal de Natal, lei 5.714 de 30 de março de 2006.

Mesmo depois da obrigatoriedade poucos empresários sabem do que se trata o PMOC e como providenciar este Plano de Manutenção Operação e Controle para os sistemas de climatização de suas empresas.

Por isso separamos todas as informações necessárias para que você possa conhecer e se preparar para implementação. Vamos lá!

 

O que é o PMOC?

 O PMOC é um Plano de Manutenção, Operação e Controle que regulamenta a manutenção de forma preventiva e corretiva, de instalações e equipamentos de sistemas de climatização de ambientes, visando à eliminação ou minimização de riscos potenciais à saúde dos ocupantes.

Nesse plano são determinadas o número de ocupantes de cada ambiente climatizado, a carga térmica a ser estipulada em cada equipamento, o tipo de atividade que é exercida no local, as datas de verificação e execução de correções técnicas em cada ponto do sistema de climatização.

Os padrões, valores, parâmetros, normas e procedimentos necessários à garantia da boa qualidade do ar interior, são regulamentados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA e ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.

 

Para quem é obrigatório o PMOC?

Todas as empresas, tanto públicas quanto privadas, que possuem ambientes climatizados artificialmente com carga térmica igual ou superior a 60.000 Btus, devem dispor de um PMOC.

Esta Lei, também, se aplica aos ambientes climatizados de uso restrito, tais como aqueles dos processos produtivos, laboratoriais, hospitalares e outros, que deverão obedecer a regulamentos específicos.

 

Ar-condicionado de janela também é obrigatório PMOC?

A obrigatoriedade é independentemente do equipamento utilizado, seja split, janela ou central.

É importante ressaltar que se a soma de todos os equipamentos do ambiente supere a carga térmica de 60.000 Btus, o PMOC passa a ser exigido.

 

Quem vai fiscalizar o PMOC?

Os órgãos competentes para fiscalização do PMOC são: Vigilância Sanitária, ANVISA e Delegacia do Trabalho, que serão responsáveis por inspecionar equipamentos e instalações dos ambientes para garantir uma boa qualidade do ar.

 

Quais as penalidades para a empresa que não implementar o PMOC?

A empresa que não cumprir as determinações estarão sujeitas a multas que variam entre R$2 mil a R$1,5 milhão de reais, dependendo do grau de risco, recorrência e tamanho do estabelecimento.

 

Quais os benefícios em adotar o PMOC?

Implementando o PMOC na sua empresa, além de ficar livres de multas e penalidades descritas no item anterior, você se terá uma série de benefícios como:

  • Aumento da qualidade do ar nos ambientes climatizados;

  • Reduz os riscos potenciais à saúde dos ocupantes;

  • Melhora a eficiências dos equipamentos de climatização;

  • Reduz o consumo de energia;

  • Evita gastos não programados com manutenções;

  • Aumenta a vida útil dos equipamentos e componentes.

 

Quer mais informações de como Elaborar e Implementar o PMOC? Tire suas dúvidas com nossa equipe de especialistas.

 

Quer ficar atualizado sobre todas as leis e normas de Segurança do Trabalho? Assine nossa newsletter e receba conteúdo exclusivo em primeira mão.






Localização