Assessoria de Segurança do Trabalho, quando contratar?

Segurança do Trabalho    25/01/2021 às 16:28

Assessoria de segurança do trabalho: importância, atuação e quando contratar; pandemia aumenta urgência

 

Desde 2012, o Brasil acumula mais de 5,4 milhões de notificações de acidentes de trabalhadores com carteira assinada. O que representa um registro a cada 49 segundos. Este já é um bom motivo para contratar uma assessoria de segurança do trabalho, concorda? Veja mais nos próximos parágrafos...

Os números acima são da Plataforma SmartLab, do Ministério Público do Trabalho (MPT) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT) Brasil. Somados a eles, é preciso destacar a relevância da segurança do trabalho nesta pandemia, cuja crise econômica e sanitária acentua a existência de diferentes realidades.

Isto é, temos profissionais em home office e outros atuando presencialmente. Em ambos os contextos, a saúde e a segurança têm agora ainda mais pertinência, com ações de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus.

Lembrando que o Ministério da Saúde publicou uma portaria no Diário Oficial da União atualizando a Lista de Doenças Relacionadas ao Trabalho (LDRT), e a exposição ao causador da covid-19 passou a fazer parte dela como um agente ou fator de risco.

 

O que é uma Assessoria de Segurança do Trabalho

Uma assessoria de segurança do trabalho é um serviço especializado composto por equipe multidisciplinar. São engenheiros de segurança do trabalho, técnicos de segurança do trabalho, médicos e enfermeiros em medicina ocupacional que compõem o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT).

 

Para que serve uma Assessoria em Segurança do Trabalho?

A consultoria de segurança do trabalho tem como objetivo orientar as empresas na adequação às leis trabalhistas, e no cumprimento das normas de segurança do trabalho vigentes, prevenindo acidentes e doenças que prejudicam os funcionários e que interferem na rotina de trabalho, além de impedir que a organização sofra penalidades.

A consultoria de segurança do trabalho do tem como principal função garantir a integridade física e psicológica dos funcionários dentro do ambiente de trabalho, diagnosticando e prevenindo sobre os riscos existentes a sua saúde e segurança na execução da atividade laboral.

 

Quais medidas são implementadas

As ações implementadas pela consultoria são de caráter preventivo com medidas técnicas, administrativas e educativas, que envolvem todos os setores da organização.

 Dentre as principais ações estão:

 

Benefícios de se investir em Segurança do Trabalho

Os investimentos em uma Consultoria de Segurança do Trabalho proporcionam um ambiente mais motivador e seguro, resultando em inúmeros benefícios para sua empresa, como:

  • Previne e reduz acidentes e doenças ocupacionais;

  • Promove bem-estar do bem-estar físico e mental da equipe de trabalho;

  • Aumento a produtividade e lucratividade;

  • Redução dos custos decorrentes de paralizações e afastamentos;

  • Eliminação de multas e processos trabalhistas;

  • Aumento da credibilidade e competitividade corporativa;

  • Valorização da sua marca no mercado.

 

Quando contratar uma assessoria especializada

Muitas organizações entendem a importância da segurança do trabalho para seu crescimento e criam dentro delas um setor próprio para isso. Enquanto outras otimizam o processo por meio de uma assessoria de segurança do trabalho, pois é obrigação de todo empregador providenciar um ambiente laboral seguro.

A consultoria de segurança do trabalho auxilia em todas as etapas, identificando as ameaças, planejando ações preventivas e mantendo as times preparados. Resultado: danos e prejuízos causados por acidentes caem significativamente.

Ela permite que as empresas assegurem o direito à saúde e à segurança no trabalho, que está no rol de direitos sociais da Constituição da República: “São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social: redução dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de saúde, higiene e segurança” (artigo 7º, inciso XXII).

 

Assessoria de segurança do trabalho e pandemia

Os desafios para governantes, empregadores e trabalhadores aumentaram no campo da segurança do trabalho devido à pandemia. Tanto é que o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, 28 de abril, neste ano é focado na luta contra o surto de doenças infecciosas, especialmente a covid-19. E tem mais...

Recentemente, o Ministério da Saúde publicou portaria no Diário Oficial da União com a versão atualizada da Lista de Doenças Relacionadas ao Trabalho (LDRT). A exposição ao novo coronavírus passou a fazer parte dela como um agente ou fator de risco.

A nova realidade também deu ao Programa Trabalho Seguro o tema para o biênio 2020-2022: “Construção do trabalho seguro e decente em tempos de crise: prevenção de acidentes e de doenças ocupacionais”.

Já a Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT) divulgou a Recomendação ANAMT Nº 002/2020 , com o título “Conduta Emergencial de Exceção Enquanto Durar a Epidemia da Covid-19”. Seu conteúdo inclui informações essenciais para os médicos do trabalho; exames ocupacionais e determinação de restrições.

É obrigação de todo empregador promover um ambiente laboral seguro.

Uma consultoria de segurança do trabalho vai te auxiliar em cada etapa do processo, identificando os riscos, planejamento as ações preventivas e mantendo a equipe preparada.

Se você acha que investir em uma Consultoria de Segurança do Trabalho é muito caro, é por que não experimentou os danos e prejuízos causados por um acidente.

Faça da sua empresa um ambiente seguro!

Converse com a nossa equipe de consultores especialistas em segurança do trabalho e saiba mais.

 






Localização